fbpx

Os pêndulos da economia

Os pêndulos da economia

Nos EUA o presidente já isolado, que se recusa a aceitar a derrota e que tem apenas mais uma semana de mandato, foi unilateralmente censurado por todas as redes sociais. As que não o censuraram, formam censuradas.  Há chances de presenciarmos um impeachment num processo com velocidade recorde, por vaidade pessoal da presidente do Congresso. Esses são os mesmos lideres (políticos e empresariais) que defendem a liberdade e principalmente a união do povo.  Estão levando o nível de tensão para patamares insustentáveis na maior nação do mundo. Estão todos, de ambos os lados, sem razão e sem noção da realidade e das possíveis consequências.

A instabilidade política e social nos EUA, o país que financia a todos com dinheiro impresso, está fazendo o dinheiro se movimentar de um lado para o outro sem a menor lógica, totalmente descompassado. Parece o momento em que os pêndulos descompassados, na teoria do caos, assumem totalmente o cenário.

Bitcoin em 12 horas devolve a alta impressionante ocorrida em 01 semana. O USD/BRL sai de 5,12 para 5,51 nesta mesma semana. Os juros longos (livres) no Brasil e nos EUA oscilam em 5 pregões o que costumam oscilar em mais de 1 mês. Olhando o Ibovespa em reais, ou seja, aos olhos do investidor local, o otimismo ainda reina, apostando no crescimento de um país dependente de capital estrangeiro para se financiar a curto prazo. Porém, esse mesmo estrangeiro já acumula prejuízos na mesma Bolsa, pior desempenho em comparação a outras Bolsas no mundo medido em USD. O petróleo com alta de 10%, o ouro com queda de 5% enquanto a Bolsa americana parece adormecida sob efeitos de calmantes.

Resumindo, instabilidade gera volatilidade, que é sinônimo de aumento de risco. Aumento de risco gera queda de preços.

Published by

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *